Topo
pesquisar

Eletricidade

Física

A eletricidade é a área da Física que estuda fenômenos associados a cargas elétricas, sendo dividida em três partes: Eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.
PUBLICIDADE

 A eletricidade é a área da Física responsável pelo estudo de fenômenos associados a cargas elétricas. O termo eletricidade originou-se da palavra eléktron, que é derivada do nome grego âmbar. Este, por sua vez, é uma resina fóssil que, quando atritada em algum tecido, pode passar a atrair pequenos objetos.

Foi na Grécia que surgiram as primeiras definições para a eletricidade. Tales de Mileto, por volta de 600 a.C., atribuiu a existência de uma “alma” aos materiais que podiam ser eletrizados e atrair pequenos objetos. Mas ele se enganou ao imaginar que essa propriedade de atração devia-se ao magnetismo, e não à eletricidade.

Durante milênios os fenômenos envolvendo cargas elétricas ficaram restritos apenas a curiosidades, mas, no século XVI, Willian Gilbert publicou um estudo que diferenciava magnetismo de eletricidade e introduziu alguns dos principais termos utilizados pela Física, como polos magnéticos e força elétrica.

Outro nome importante foi Charles Du Fay, o primeiro cientista a falar da existência de duas eletricidades. Em seguida, Benjamin Franklin, já em 1750, propôs uma teoria na qual a eletricidade seria um fluido que saía de um corpo para o outro, podendo ser negativo ou positivo. A teoria do fluido predominou até o século XIV, quando, em uma experiência com raios catódicos, J. J. Thompson descobriu a existência dos elétrons.

Desde então os estudos sobre eletricidade assumiram uma enorme dimensão. Atualmente é impossível imaginar nossa vida sem ela. Lâmpadas, computadores, aparelhos de TV, geladeiras, entre tantos outros, proporcionam nosso conforto. Os meios de comunicação não existiriam sem os avanços nessa área.

A eletricidade pode ser dividida em três partes:

Eletrostática: Refere-se ao comportamento das cargas elétricas em repouso e seu estudo engloba os processos de eletrização, campo elétrico, força eletrostática e potencial elétrico.

Eletrodinâmica: É a parte da eletricidade responsável pelo estudo das cargas elétricas em movimento. O foco dessa área é a corrente elétrica e os componentes de circuitos elétricos, como capacitores e resistores.

Eletromagnetismo: Estuda a relação entre os fenômenos elétricos e magnéticos, tais como campo magnético produzido por cargas elétricas em movimento e campo elétrico produzido pela variação de fluxo magnético.


Por Mariane Mendes
Graduada em Física

PUBLICIDADE
artigos Eletricidade

A explicação para eletrização dos corpos

André-Marie Ampère

André-Marie Ampère (1775-1836)

Blindagem Eletrostática

Homem protegido, de uma descarga elétrica, por uma gaiola metálica.

Campo Elétrico Gerado por Várias Cargas

Campo Magnético no Centro de uma Espira Circular

Definição do vetor campo elétrico

Carga de prova imersa em um campo elétrico gerado por uma carga fonte

Diferenças entre lâmpadas fluorescentes e incandescentes

As lâmpadas são grandes consumidoras de energia

Dispositivos de Segurança

Fusíveis e Disjuntores

Eletricidade: Acionamento de Motores Elétricos

Funcionamento do chuveiro elétrico

Chuveiro elétrico

Geradores Elétricos e Força Eletromotriz

Geradores eletricos (pilhas) que transformam energia química em energia elétrica

O Princípio de Funcionamento de uma Usina Hidrelétrica

Usina Hidrelétrica

Os Tipos de Carga elétrica

PUBLICIDADE

Quais são os instrumentos elétricos de medida?

Resistência constante ou resistência variável?

Tomar Banho Quente Custa Caro?

Banhos demorados além de desperdiçar água encarecem a conta de energia

Transformador e a Transmissão de Energia Elétrica

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação