Topo
pesquisar

Dilatação térmica dos sólidos

Física

A dilatação térmica dos sólidos ocorre quando um corpo tem sua temperatura aumentada. Assim, o grau de agitação de suas moléculas também aumenta, aumentando também a temperatura e, consequentemente, variando suas dimensões.
PUBLICIDADE

Podemos afirmar com plena certeza que a Física está inserida em nosso cotidiano, seja no funcionamento de um ventilador, no nosso caminhar, ao empurrar um móvel ou até mesmo para medir a temperatura de alguém. Em muitos casos ela passa despercebida por algumas pessoas, mas para outras é objeto constante de estudos. Inserida em nosso cotidiano, embora muitos nem percebam, está a dilatação térmica.

Tratando-se da dilatação térmica dos sólidos podemos afirmar que a maioria dos objetos aumenta de tamanho quando aumentamos sua temperatura. Você já deve ter percebido espaços que separam os blocos de concreto de uma calçada, ou até mesmo os espaços vagos nos trilhos de uma estrada de ferro. Podemos verificar espaços assim em pontes muito longas, ou seja, elas não são construídas somente em um único bloco de concreto. Na verdade elas são formadas por vários blocos de concreto.

Esses espaços são deixados pelos construtores de linhas férreas ou de pontes e calçadas, porque, como dissemos no parágrafo acima, com a elevação de temperatura, o aço e o concreto aumentam de tamanho. Portanto, se uma linha férrea fosse construída com os trilhos se tocando, a dilatação que ocorreria quando os trilhos se aquecessem provocaria o entortamento da linha. Com as pontes algo semelhante aconteceria, pois se ela fosse construída somente com um bloco de concreto, quando aumentada sua temperatura, poderiam ocorrer rachaduras na ponte.

Mas por que os materiais se dilatam? Tal fato ocorre, pois, quando um corpo absorve calor, a agitação térmica de suas moléculas torna-se mais intensa, provocando um aumento na temperatura desse corpo. Com o aumento da agitação térmica, aumenta a amplitude de vibração de cada átomo, assim o volume necessário para acomodar os átomos ou moléculas de uma substância em alta temperatura é maior do que o volume ocupado pelas mesmas partículas quando o material está em temperaturas mais baixas.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

PUBLICIDADE
artigos Dilatação térmica dos sólidos

Como Facilitar a Abertura da Tampa de um Vidro de Azeitonas

Azeitonas, o desassossego de alguns na cozinha
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação