UOL - O melhor conteúdo

Calculando a pressão em um corpo imerso em um fluido

A pressão de um líquido sobre um objeto é igual à pressão atmosférica mais o produto da densidade pela altura e a gravidade. Na dinâmica dizemos que pressão é força pela área.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Neste artigo iremos examinar como podemos calcular a pressão interna em um fluido. Lembrando que um fluido é um conjunto de substâncias nas quais as forças de coesão interna entre seus constituintes são bastante pequenas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vamos supor que temos um fluido em equilíbrio. Nesse caso, para um fluido em equilíbrio, a soma das forças que agem sobre ele é igual a zero. Vejamos a figura acima, onde temos um cubo de lado L. De acordo com a figura, podemos concluir que as forças que atuam sobre ele são iguais a zero, isto é, somando F1 e F2 teremos como resultado um valor igual a zero.

Podemos ver também que em cada face do cubo de lado L atua uma pressão exercida pelo líquido. Chamaremos essa pressão de P. Desta forma, na face superior a pressão vale P1, e na face inferior vale P2. As pressões sobre o cubo são exercidas pelo líquido externo ao cubo e resultam em forças que estão dirigidas para dentro dele. Portanto, F1 aponta para baixo e F2 aponta para cima.

A força F1 exercida na face superior depende da pressão P1 e da área da face superior do cubo. Assim, temos:

Analogamente, a pressão P2 exerce uma força total para cima igual a:

Como o cubo está em equilíbrio, isto é, não sobe e nem desce, podemos escrever que:

Ou podemos escrever:

Nessa relação acima, temos que m.g é o peso do cubo e pode ser calculado a partir de sua densidade d = m/V e de seu volume V = L3:

Como

Substituindo em I, temos:

Esse resultado mostra que a diferença de pressão entre dois pontos dentro do líquido depende da densidade do líquido e da distância vertical entre eles, que nesse caso é L.

Se imaginarmos que a pressão na superfície do líquido é Po, poderemos escrever a pressão em qualquer profundidade h (L = h) como:

Perceba que h é a medida da profundidade em que estamos calculando a pressão, e que Po é a pressão na superfície do líquido, exercida por agentes externos como a atmosfera.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Cubo em equilíbrio no interior de um fluido em repouso
Cubo em equilíbrio no interior de um fluido em repouso
Escritor do artigo
Escrito por: Domiciano Correa Marques da Silva Escritor oficial Brasil Escola
Deseja fazer uma citação?
SILVA, Domiciano Correa Marques da. "Calculando a pressão em um corpo imerso em um fluido"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/calculando-pressao-um-corpo-imerso-um-fluido.htm. Acesso em 27 de agosto de 2025.
Copiar

Lista de exercícios


Exercício 1

Um projeto de engenharia prevê, para o abastecimento de água de um edifício de 10 andares, a instalação de uma caixa d’água na cobertura para que a gravidade atue na distribuição para as unidades abaixo. Pensativa sobre a eficiência, uma pessoa pergunta ao engenheiro se haveria diferença na vazão de água entre apartamentos de uma mesma coluna. O engenheiro respondeu corretamente que:

A) a pressão do tubo do 6º andar é menor, pois, em comparação ao 2º andar, teria uma coluna de água menor.

B) a pressão do tubo do 6º andar é maior, pois, em comparação ao 2º andar, o líquido perderia mais velocidade pelo atrito com a tubulação.

C) a pressão do tubo do 6º andar é maior, pois ele está muito mais próximo da caixa d’agua, logo, a energia potencial seria maior.

D) a pressão em ambos os andares é a mesma, pois o líquido está em equilíbrio hidrostático.

 

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

Um turista, ao contratar um passeio turístico para visitar corais no fundo do mar a uma profundidade mais elevada, nota que, conforme submerge, sente maior pressão em seus tímpanos e em seu tórax. Considerando a diferença de densidade entre o ar e a água, pode-se afirmar que, em relação à pressão sentida pelo turista,

A) não existe qualquer diferença na pressão sentida pelo turista conforme ele mergulha mais ao fundo, pois a densidade da água é constante.

B) as forças que a água exerce no mergulhador diminuem a pressão sofrida por ele enquanto imerso.

C) conforme o turista mergulha mais a fundo, a coluna de pressão sobre ele aumenta, em comparação com o ar dentro de seu corpo.

D) conforme o turista mergulha mais a fundo, a densidade da água se torna cada vez maior.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

Em um salão de venda de carros usados, um promotor de venda resolve valorizar um dos veículos disponíveis citando que o sistema de freio usa um mecanismo hidráulico de pressão para sua ativação. Curioso, um cliente pergunta ao promotor se ele saberia explicar como funciona. Prontamente, o promotor responde corretamente que:

A) o pedal do freio, ao ser pressionado, tem sua força transmitida de forma igual para os freios na roda.

B) o pedal do freio, ao ser pressionado, tem sua força transmitida de forma amplificada para os freios na roda.

C) o pedal do freio, ao ser pressionado, tem sua força transmitida de forma reduzida para os freios na roda.

D) o pedal do freio, ao ser pressionado, tem sua força anulada para garantir a ação dos freios na roda.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

Uma professora de Física, disposta a demonstrar a ação da pressão de uma coluna de pressão de água, utiliza um cilindro que tem 2 metros de altura com dois furos: em relação à base, o primeiro a 0,5 m de altura e o segundo a 1,5 m de altura. Ao preencher o cilindro com água e abrir simultaneamente os dois furos, que possuem áreas iguais, a professora irá demonstrar que:

A) não sairá água de nenhum dos furos devido ao equilíbrio hidrostático na coluna de pressão.

B) a água terá um alcance horizontal maior ao sair do furo mais baixo por conta da maior velocidade devida à coluna de pressão.

C) a água terá um alcance horizontal maior ao sair do furo mais alto por conta da maior velocidade devida à energia potencial acumulada.

D) a água terá o mesmo alcance horizontal maior ao sair dos dois furos por conta de a pressão ser a mesma em cada um deles.

VER TODAS AS QUESTÕES