UOL - O melhor conteúdo

Refração da luz

Refração da luz é o fenômeno em que um raio luminoso atravessa a interface entre dois meios ópticos, sofrendo, assim, uma mudança de velocidade e uma possível mudança de direção.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

Refração da luz é o fenômeno que consiste na mudança de velocidade de propagação da onda eletromagnética quando essa atravessa meios ópticos diferentes. Durante a refração, o comprimento de onda da luz muda, enquanto a sua frequência permanece constante. A refração pode ou não ser acompanhada de uma mudança na direção da propagação da luz.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja também: Os mais incríveis fenômenos ópticos da natureza

Tópicos deste artigo

Introdução à refração da luz

A refração ocorre quando a luz atravessa a interface entre dois meios ópticos e transparentes, como ar e água. Quando isso acontece, a velocidade de propagação da luz muda, uma vez que essa velocidade depende de uma característica de cada meio óptico chamada de índice de refração absoluto.

Os lápis da figura parecem quebrados em razão da refração da luz.
Os lápis da figura parecem quebrados em razão da refração da luz.

O índice de refração absoluto é uma grandeza adimensional, isto é, uma grandeza que não tem unidade de medida, calculada pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz naquele meio.

n=cv

n – índice de refração

c – velocidade da luz no vácuo (c ≈ 3,0.108 m/s)

v - velocidade da luz no meio (m/s)

Quanto maior é o índice de refração de um meio, menor é a velocidade em que a luz se propaga em seu interior, em outras palavras, dizemos que o meio é mais refringente. Uma vez que não existe qualquer meio óptico em que a luz se propague mais rapidamente que no vácuo, o índice de refração absoluto é sempre maior ou igual a 1.

Confira na tabela a seguir o índice de refração de alguns meios ópticos conhecidos:

Meio óptico

Índice de refração

Ar atmosférico (25ºC)

1,00029

Água (25ºC)

1,33

Álcool etílico

1,36

Sal de cozinha

1,54

Glicerina

1,90

Acrílico

1,49

Diamante

2,42

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Refração da luz e suas propriedades

A refração da luz sempre ocorre quando o índice de refração relativo entre dois meios é diferente de 1. A fórmula do índice de refração relativo é mostrada a seguir, observe:

n1,2=V2V1 ou n1,2=n2n1

n1,2 – índice de refração relativo dos meios 1 e 2;

n1 e n2 – índice de refração do meio de origem e do meio de destino da luz, respectivamente;

v1 e v2 – velocidade de propagação da luz no meio em que a luz emerge e imerge, respectivamente.

Diferentemente do índice de refração absoluto, que mede a relação entre a velocidade da luz naquele meio e a velocidade da luz no vácuo, o índice de refração relativo mede a relação entre as velocidades de propagação da luz nos dois meios e, por isso, pode assumir valores maiores ou menores que 1.

A mudança de velocidade da luz que atravessa do meio 1 para o meio 2 pode ocasionar o surgimento de um deslocamento lateral do feixe de luz. Essa mudança acontece se o raio de luz em questão incidir perpendicularmente à superfície (90º), na mesma direção da reta normal ao plano. A reta normal, por sua vez, é usada como referência para as medidas dos ângulos de incidência e refração, como mostramos na figura a seguir:

θi e θr ângulos de incidência e refração

n1 e n2 – índice de refração dos meios 1 e 2

Outro fato importante sobre a refração da luz diz respeito à dependência entre o índice de refração e a frequência da luz incidente. A mudança de velocidade da luz depende, dentre outros fatores, da “cor” da luz: quanto maior é a frequência da onda luminosa, menor é o índice de refração absoluto do meio. É por esse motivo que a luz branca se dispersa em múltiplas faixas coloridas ao atravessar um prisma: cada uma de suas componentes tem um índice de refração específico e isso faz com que cada uma delas sofra uma mudança de direção específica. 

A dispersão da luz é o fenômeno que dá origem ao arco-íris.
A dispersão da luz é o fenômeno que dá origem ao arco-íris.

Leis da refração

Depois de conhecermos os conceitos principais da refração, podemos entender como funcionam as leis da refração:

→ 1ª lei da refração

A primeira lei da refração afirma que os raios de luz incidente e refratado, bem como a reta normal, são retas coplanares, isto é, devem estar contidas no mesmo plano.

2ª lei de refração – Lei de Snell-Descartes

A segunda lei da refração, também conhecida como lei de Snell-Descartes, é usada para calcular o desvio angular sofrido pelo raio de luz refratado. De acordo com essa lei, a razão entre os senos dos ângulos de incidência e refração é igual à razão entre as velocidades da luz nos meios incidente e refratado, respectivamente. A fórmula da 2ª lei da refração é mostrada a seguir, observe:

n1senθ1=n2senθ2

Leia também: Descobertas da Física que aconteceram por acidente

Exercícios resolvidos sobre a refração da luz

Questão 1) Determine o índice de refração absoluto de um meio óptico em que a luz se propaga com velocidade de 2,4.108 m/s.

Dados: c = 3,0.108 m/s

a) 1,75

b) 1,50

c) 1,25

d) 2,50

e) 1,45

Gabarito: Letra C. Para resolver o exercício, vamos usar a fórmula do índice de refração absoluto:

n=cvn=3,01082,4108=1,25

Questão 2) Um raio de luz que provém de um meio em que sua velocidade de propagação é de 1,5.108 m/s incide na interface de outro meio óptico, no qual a luz propaga-se na velocidade de 2,0.108 m/s. Calcule o índice de refração relativo entre esses meios ópticos.

a) 1,33

b) 1,40

c) 0,72

d) 2,57

e) 0,63

Gabarito: Letra A. Usaremos a fórmula do índice de refração relativo:

n1,2=V2V1n1,2=2,01081,5108=1,33

Escritor do artigo
Escrito por: Rafael Helerbrock Professor de Física
Deseja fazer uma citação?
HELERBROCK, Rafael. "Refração da luz"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm. Acesso em 01 de setembro de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Unesp)  A figura representa um raio de luz monocromática propagando- se pelo ar (n = 1), incidindo na superfície de um bloco feito de material homogêneo e transparente com um ângulo de incidência de 60° e refratando-se com um ângulo de refração r.

Raio de luz incidindo na superfície de um bloco homogêneo e transparente com um ângulo de 60°.

Sabendo que o ângulo limite de incidência para refração da luz desse bloco para o ar é de 30° e considerando os valores indicados na tabela, o valor de r, quando o ângulo de incidência no ar for 60°, é:

a) 25,6°   

b) 29,3°   

c) 30,0°   

d) 35,3°   

e) 45,0°   

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(PUC - MG) Foi René Descartes, em 1637, o primeiro a discutir claramente a formação do arco-íris. Ele escreveu: “Considerando que esse arco-íris aparece não apenas no céu, mas também no ar perto de nós, sempre que haja gotas de água iluminadas pelo Sol, como podemos ver em certas fontes, eu imediatamente entendi que isso acontece devido apenas ao caminho que os raios de luz traçam nessas gotas e atingem nossos olhos. Ainda mais, sabendo que as gotas são redondas, como fora anteriormente provado e, mesmo que sejam grandes ou pequenas, a aparência do arco-íris não muda de forma nenhuma, tive a ideia de considerar uma bem grande, para que pudesse examinar melhor…”

Assinale os fenômenos ópticos responsáveis pela formação do arco-íris:

a) interferência e refração.

b) reflexão e interferência.

c) difração e refração.

d) refração e reflexão.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(UFPR) Um dado meio tem um índice de refração n1. Um outro meio tem um índice de refração n2. Assinale a alternativa que expressa corretamente a relação entre os módulos das velocidades da luz nos dois meios, quando:

n2 = 2 ∙ n1

a) v= 4 ∙ v1

b) v= 2 ∙ v1

c) v= v1

d) v= v1 / 2

e) v= v/ 4

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(FMJ)  Um raio de luz monocromática se propaga no ar, cujo índice de refração absoluto é igual a 1,0, e incide na superfície de uma lâmina de vidro formando um ângulo com a reta normal à superfície. Ao penetrar no vidro, o raio passa a formar um ângulo com a reta normal.

Raio de luz propagando-se no ar, formando um ângulo com a reta normal à superfície. Título: raio-luz-propagacao

Sabendo que a luz se propaga no ar com velocidade de 3 ∙ 108 m/s, que sen δ = 0,8 e sen θ = 0,6, a velocidade de propagação da luz no vidro que constitui a lâmina é

a) 1,15 ∙ 108 m/s

b) 1,80 ∙ 108 m/s

c) 4,00 ∙ 108 m/s

d) 1,40 ∙ 10m/s

e) 2,25  108 m/s

VER TODAS AS QUESTÕES