Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Futebol Americano

Futebol Americano - Variação do rubgy
Futebol Americano - Variação do rubgy
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O nosso futebol, conhecido como soccer, não é um esporte muito popular nos Estados Unidos. O futebol deles é outro, o football, que conhecemos por futebol americano. Inicialmente, pode-se afirmar que o futebol americano é uma variação de outro esporte: o rugby.

Conta-se que o futebol americano surgiu durante uma partida entre a universidade de Harvard e a universidade de Yale, em meados do século XIX. O problema é que os times jogavam de modo diferente: enquanto um jogava com as regras do rugby, o outro jogava com estilo próximo ao futebol europeu. Pretendendo um acordo, Yale assimilou as regras do rugby e Harvard, o modo de correr com a bola. A primeira organização desse esporte foi a Intercollegiate Football Association, composta pelas universidades de Harvard, Yale, Columbia e Princeton, e que essa instituição optou por adotar as regras do rugby, mas com diferenciação na contagem de pontos.

Uma curiosidade histórica sobre esse esporte é o fato de que no final do século XIX havia alguns tipos de formações entrecruzadas em campo que chegaram a provocar mortes. Dizem que em 1905, ocorreram dezoito mortes em partidas. Foi apenas em 1910 que esse tipo de formação foi realmente proibido.

O jogo é disputado em um campo, que pode ser com grama natural ou artificial, com a metragem de 91,44 metros de comprimento X 48,76 metros de largura. A divisão do campo se dá em jardas (unidade de comprimento bastante utilizada nos EUA e na Inglaterra, que equivale a 0,914 metros): são 20 zonas de 5 jardas cada uma. A área de proximidade do gol é chamada de endzone, e mede 10 jardas em cada lado do campo. O local da marcação de pontos é em formato de Y, segurado por uma barra a três metros do solo. As traves têm uma distância entre si de 5,63 metros. A bola utilizada é feita do mesmo tipo de couro utilizada na bola de basquetebol. Seu peso varia de 200 a 400 gramas, e mede 30 centímetros de comprimento por 18 de largura.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As regras do futebol americano são bastante diferentes para nós. O jogo é dividido em quatro tempos (quartos) de 15 minutos. Disputam a partida dois times com 11 jogadores cada um, de modo que apenas um jogador tem a função do ataque e todos os outros jogam defendendo.

A partida se inicia quando um dos times chuta a bola em direção ao campo adversário, da linha de 35 jardas. Dez jardas devem ser percorridas antes que qualquer jogador toque na bola. Uma regra básica é a que sempre que uma equipe pontua, é ela quem dá o novo chute para reinicio da partida. Com a bola em jogo, somente o jogador com a bola é que pode ser derrubado, porém aos jogadores da defesa é permitido segurar os do ataque. O contrário não é permitido: jogadores do ataque não podem segurar os da defesa. O avanço do time em direção ao campo adversário é feito a partir de quatro chances de jogada. Quando isso é conseguido pelo time, ele ganha mais quatro oportunidades para chegar à zona final adversária e marcar um touchdown.

Por último, vale a pena lembrar que a pontuação não é única. O que significa dizer que existem cinco chances diferentes de um time pontuar, e o modo pelo qual ele consegue atingir o seu objetivo influencia na quantidade de pontos que o time acumula:

a) O touchdown equivale a seis pontos e ocorre quando um jogador chega à linha final com a bola em mãos ou encosta a bola nessa linha;

b) O extrapoint acontece após o touchdown ou quando o jogador chuta a bola entre as traves, o que vale um ponto, ou tentando fazer um novo touchdown, valendo dois pontos;

c) O drop-kick vale 3 pontos, e ocorre quando a bola é chutada, no meio do jogo, para entre as traves;

d) se o ataque não conseguir atingir as 10 jardas em três chances, e se a zona final não estiver distante, o ataque pode escolher chutar por entre as traves, esse lance caracteriza o field goal, e também vale três pontos;

e) o último modo de marcar é com o erro do adversário: quando o atacante, com a posse da bola, é derrubado atrás da linha do gol, o que dá 2 pontos para o opositor.

Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Rondinelli Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RONDINELLI, Paula. "Futebol Americano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/futebol-americano.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante