Topo
pesquisar

Doenças Psicológicas

Doenças e patologias

Nos dias de hoje, muitas doenças psicológicas são atribuídas ao estilo de vida, à cultura e à sociedade em que a pessoa vive.

Pessoas que apresentam uma doença psicológica não costumam exibir manifestações físicas aparentes. Chamadas mais comumente de distúrbios, disfunções, transtornos ou perturbações, muitas doenças psicológicas conhecidas atualmente são atribuídas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a pessoa vive. Depressão e ansiedade são exemplos de doenças psicológicas comuns nas atuais sociedades industrializadas.

Nos serviços de saúde são utilizados como referência o Manual Diagnóstico e Estatístico de Desordens Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) e a Classificação Internacional de Doenças (CID).

O DSM é um sistema de classificação que organiza cada diagnóstico psiquiátrico em cinco níveis, relacionando neles distúrbios, transtornos, perturbações e disfunções. Esse manual é seguido por todos os profissionais da área de saúde mental.

  • Eixo I: transtornos clínicos, incluindo principalmente transtornos mentais, bem como problemas do desenvolvimento e aprendizado. Nesse eixo é comum incluir transtornos como depressão, ansiedade, distúrbio bipolar, TDAH e esquizofrenia;
  • Eixo II: transtornos de personalidade ou invasivos, bem como retardo mental. No eixo II incluem-se transtornos como transtorno de personalidade borderline, transtorno de personalidade esquizoide, transtorno de personalidade antissocial e transtorno de personalidade narcisista;
  • Eixo III: condições médicas agudas ou desordens físicas;
  • Eixo IV: fatores ambientais ou psicossociais contribuindo para desordens;
  • Eixo V: Avaliação Global das Funções (Global Assessment of Functioning) ou Escala de Avaliação Global para Crianças (Children’s Global Assessment Scale) para jovens abaixo de 18 anos.

Assim como o DSM, a classificação das doenças psicológicas no CID também é seguida por profissionais de saúde mental.

1- Transtornos Mentais e do Comportamento

1.1- Transtornos mentais orgânicos, inclusive os sintomáticos;

1.2-  Transtornos mentais e comportamentais em decorrência do uso de substância psicoativa;

1.3-  Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes;

1.4- Transtornos do humor [afetivos];

1.5- Transtornos neuróticos, transtornos relacionados com o estresse e transtornos somatoformes;

1.6-  Síndromes comportamentais associadas a disfunções fisiológicas e a fatores físicos;

1.7-  Distorções da personalidade e do comportamento adulto;

1.8-  Retardo mental;

1.9-  Transtornos do desenvolvimento psicológico;

1.10- Transtorno do comportamento e transtornos emocionais que aparecem habitualmente durante a infância ou a adolescência;

1.11- Transtorno mental não especificado.

Na seção Doenças Psicológicas você terá acesso a artigos relacionados a transtornos e perturbações mentais que afetam as pessoas nas sociedades atuais. São artigos que informam sobre as causas, sintomas e tratamento dessas doenças.

Vamos aprender mais um pouco sobre elas?


Paula Louredo
Graduada em Biologia

PUBLICIDADE
artigos Doenças Psicológicas
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação