Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Cálculos Renais

Esquema anatômico do sistema urinário contendo cálculo renal
Esquema anatômico do sistema urinário contendo cálculo renal
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os cálculos renais, vulgarmente conhecidos por presença de pedras nos rins, atingindo 10% da população, são formados em decorrência de problemas no sistema urinário humano, em razão do aumento de cálcio ou de outros sais (oxalato ou fosfato) na urina por causa de algumas doenças.

Os cálculos pequenos saem naturalmente na urina, mas algumas vezes é necessário removê-los por meio de cirurgias ou quebrá-los com ondas de choque (Litotripsia Extracorpórea), para que assim possam ser eliminados do organismo.

Entre os sintomas, o mais frequente é a intensa dor aguda provocada no dorso ou no abdômen inferior (sensação de cólica), causada pelo deslocamento do cálculo ao longo do trato urinário (no ureter e na uretra), deixando lesões no canal à medida que se move. Pode também causar febre, náusea e apresentar sangramento juntamente à urina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além da predisposição genética, a baixa ingestão de água é um fator que pode aumentar a chance de formação de cálculo. Uma vez tido um cálculo, o indivíduo sempre estará propenso à formação de novos.
 

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. "Cálculos Renais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/calculos-renais.htm. Acesso em 23 de abril de 2024.

De estudante para estudante