Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Abcesso

Os abcessos são provocados por infecções bacterianas e ocorrem em várias partes do corpo. O abcesso mais comum é o abcesso do folículo piloso.

O abcesso é causado por uma infecção bacteriana, e pode ocorrer em qualquer região do corpo
O abcesso é causado por uma infecção bacteriana, e pode ocorrer em qualquer região do corpo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Abcessos são provocados por infecções bacterianas. Podem ocorrer em diversos órgãos e tecidos do corpo, e a sua presença indica infecção. Geralmente os abcessos vêm acompanhados de febre alta, calafrios, suores, mal-estar e dor ao toque. A formação dos abcessos se dá pelo acúmulo de pus (líquido pastoso e amarelado contendo células mortas, bactérias e neutrófilos) que fica envolvido por um tecido que isola esse material. Essa é uma forma de impedir que as bactérias presentes nessa região migrem para outras partes do corpo, mas impede também o acesso de antibióticos e a chegada de novos glóbulos brancos ao local afetado.

O tipo mais comum de abcesso tem origem no folículo piloso, na superfície da pele. Eles são mais frequentes em pessoas obesas, pessoas que apresentam seborreia, higiene deficiente, diabetes mellitus, que fazem tratamentos com corticoides, usam roupas apertadas, ou com sistema imunológico debilitado.

Alguns abcessos pequenos podem ser tratados com compressas quentes sobre a região afetada, promovendo a drenagem espontânea do mesmo. Em outros casos, faz-se necessária a drenagem do abcesso. Essa drenagem é feita cirurgicamente ou por punção com agulha, ambos com anestesia local. A drenagem do abcesso acelera o processo de cura e alivia a dor do paciente. Dependendo do tamanho da lesão, o médico pode optar por deixar um dreno no local do abcesso. Muitas lesões desaparecem após a drenagem, outras necessitam de drenagem aliada ao uso de antibióticos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O profissional especializado deverá ser procurado caso o abcesso seja grande, ou caso ocorram os sintomas citados. Às vezes pode haver abcessos em órgãos profundos e pode ser difícil a distinção entre um abcesso e um tumor. Nesses casos o médico irá analisar o pus drenado para diagnosticar a real situação do paciente. Alguns abcessos em órgãos profundos justificam a internação do paciente.

Paula Louredo
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Paula Louredo Moraes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

MORAES, Paula Louredo. "Abcesso"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/abcesso.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante