Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

11 de agosto — Dia da Televisão

O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto desde o ano de 1958, em razão de uma associação com a vida de Santa Clara de Assis.

Em 11 de agosto, é comemorado o Dia da televisão
Em 11 de agosto, é comemorado o Dia da televisão
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Desde 1958, no dia 11 de agosto, é comemorado o Dia da Televisão. Entretanto, esse dia não diz respeito ao registro do primeiro fenômeno televisivo ou à invenção do primeiro aparelho de televisão. Tal dia remete à morte de Santa Clara de Assis, responsável pela fundação da ordem feminina franciscana e que faleceu no ano de 1253. Mas o que tem a ver Santa Clara com o Dia da Televisão?

Leia também: 10 de março – Dia do Telefone

Tópicos deste artigo

História do Dia da Televisão

Em 14 de fevereiro de 1958, Eugenio Pacelli, então Papa Pio XII, achou por bem homenagear Santa Clara de Assis relacionando a memória do dia de sua morte com a popularização da televisão. Isso porque, segundo a tradição católica, Santa Clara, certa vez, impossibilitada de assistir à missa matinal do dia de Natal, ficou em seu quarto, em São Damião, meditando e orando ao menino Jesus. Milagrosamente, conta-se que Santa Clara conseguiu ouvir e “assistir”, isto é, visualizar de uma forma fisicamente inexplicável, tudo o que se passava na referida missa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a Igreja Católica, tal história é digna de fé. Nesse sentido, o Papa Pio XII, que via no fenômeno televisivo algo de extraordinário e passível de comparação com o milagre vivido por Santa Clara, sugeriu comemorar o Dia da Televisão no dia em que se rememora a morte da santa, haja vista que a TV torna presente, por meio de imagem e som, fenômenos fisicamente ausentes aos sentidos.

A década de 1950 foi marcada pela disseminação da televisão. O Brasil mesmo recebeu os primeiros modelos de TV e teve as primeiras empresas de televisão criadas nessa década. A iniciativa do Papa Pio XII em criar um dia para a televisão, portanto, foi bem pensada em termos apostólicos (dentro da compreensão que esse termo tem no catolicismo), haja vista que, em se tratando de um veículo de comunicação de massas, seria importante ter a TV como um símbolo associado a um santo católico.

Nesse sentido, Santa Clara é entendida por muitos, hoje, como a “Padroeira da Televisão”.


Por Me. Cláudio Fernandes

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "11 de agosto — Dia da Televisão"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-televisao.htm. Acesso em 28 de março de 2024.

De estudante para estudante