Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Festival de Rock Woodstock

O Festival de Rock Woodstock, ocorrido em agosto de 1969, nos EUA, marcou uma geração de jovens ligados aos ideais do movimento hippie e ao rock'n'roll.

Woodstock foi um evento embasado pelos preceitos contraculturais que pregavam, entre outras coisas, a paz e o amor.
Woodstock foi um evento embasado pelos preceitos contraculturais que pregavam, entre outras coisas, a paz e o amor.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nos dias 15, 16 e 17 de agosto de 1969, ocorreu, na fazenda pertencente a Max Yasgur, nas imediações da cidade de Bethel, Estados Unidos, um dos maiores festivais de música da história, o Woodstock. O festival possuía um vínculo direto com a contracultura que se desenvolveu exponencialmente nos anos 1950 e 1960 e, sobretudo, com o principal eixo contracultural, o Movimento Hippie. Esse festival aconteceu em uma época em que o mundo estava no auge da bipolaridade geopolítica, isto é, na ambiência da Guerra Fria.

Leia também: 13 de julho – Dia Mundial do Rock

Tópicos deste artigo

Contexto histórico do Woodstock e da contracultura

Para entender a importância e a magnitude do Woodstock, é necessário saber que, após a Segunda Guerra Mundial, houve um surto de desenvolvimento tecnológico voltado para a vida doméstica, sobretudo nos Estados Unidos. Era a época do “American Way of Life” (o modo de vida americano), que se tornava um modelo para todo o mundo ocidental. Essa época ficou conhecida também como a “era dos eletrodomésticos”. O fato é que, ao mesmo tempo em que havia esse otimismo social ligado ao consumo, os EUA estavam envolvidos em um dos confrontos mais dispendiosos desse período: a Guerra do Vietnã.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A contracultura nasceu como contestação dos jovens ao clima de rivalidade fomentado pela Guerra Fria. A Guerra do Vietnã tornou-se um dos principais alvos desse movimento. As formas de protestos encontradas pelos jovens desse período eram a música, sobretudo o rock'n'roll, e as drogas – principalmente as sintéticas, como o LSD e a mescalina. Por meio do som e das letras do rock e também das performances no palco, a contracultura começou a penetrar a sociedade como um todo.

Veja também: Michael Jackson, um dos maiores cantores da história

Como foi o Woodstock?

O Woodstock representou o ápice dessa era contracultural. O projeto de um grande festival que reunisse os principais representantes do rock daquele período partiu de quatro jovens: John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lag. A proposta era oferecer ao público interessado (a maioria esmagadora de hippies) um festival de três dias completamente voltados ao rock e às práticas contraculturais adjacentes: sexo e drogas.

Alguns autores que estudaram a história do festival dizem que a declaração dos organizadores de que era esperado um público de 60 mil pessoas não procede, haja vista que foram vendidos 180 mil bilhetes bem antes da realização. De toda forma, o evento contou com mais do dobro de pessoas que haviam garantido sua vaga antecipadamente.

Cerca de 400.000 pessoas foram ao Woodstock. A cidade não suportou a demanda por comida e outras formas de mantimentos para tamanha quantidade de pessoas e teve que recorrer à ajuda das cidades vizinhas. Os organizadores tentaram fazer um evento com as principais personalidades do rock da época, mas nem todos puderam selar o compromisso. Nomes como Jim Morrison, Led Zeppelin e Frank Zappa, apesar de cogitados, não foram ao festival. Entretanto, os três dias contaram com artistas da estirpe de Janis Joplin, Santana, Jimi Hendrix, Joe Cocker e The Who.

O Woodstock ficou marcado ainda pelas imagens registradas em vídeo tanto dos shows quanto do público e por acontecimentos fatídicos também, como a morte de três pessoas, vitimadas, respectivamente, por atropelamento, rompimento do apêndice e overdose de heroína. Para saber mais sobre o evento, confira o nosso podcast: Festival de Woodstock: um marco da contracultura.


Por Me. Cláudio Fernandes 

Escritor do artigo
Escrito por: Cláudio Fernandes Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FERNANDES, Cláudio. "Festival de Rock Woodstock"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/woodstock-maior-dos-festivais.htm. Acesso em 24 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Artigos Relacionados


03 de agosto — Fim da censura no Brasil

Entenda o motivo pelo qual no dia 03 de agosto é celebrado o fim da censura no Brasil.
Datas Comemorativas - 2024

11 de agosto – Dia do Advogado

Saiba o motivo de se comemorar, no Brasil, em 11 de agosto, o Dia do Advogado!
Datas Comemorativas - 2024

11 de agosto — Dia da Televisão

Descubra como foi criado o Dia da Televisão, na década de 1958, e que papel teve a Igreja Católica nesse processo.
Datas Comemorativas - 2024

11 de agosto — Dia do Estudante

Saiba o motivo de o Dia do Estudante ser comemorado, no Brasil, em todo dia 11 de agosto.
Datas Comemorativas - 2024

13 de julho – Dia Mundial do Rock

Clique e acesse este texto para saber mais sobre o Dia Mundial do Rock, data comemorativa criada para celebrar esse estilo musical.
Datas Comemorativas - 2024

14 de agosto — Dia de Combate à Poluição

Aprenda mais sobre a poluição e seus riscos e entenda a necessidade da criação do Dia de Combate à Poluição.
Datas Comemorativas - 2024

1º de agosto — Dia Mundial da Amamentação

Saiba mais sobre o Dia Mundial da Amamentação e entenda sua importância para promover a qualidade de vida das crianças.
Datas Comemorativas - 2024

29 de agosto — Dia Nacional do Combate ao Fumo

Saiba mais sobre o dia Nacional de Combate ao Fumo. Descubra os malefícios desse hábito e os benefícios de deixá-lo. Confira o que a Lei Antifumo determina.
Datas Comemorativas - 2024

Rock

Clique aqui e saiba detalhes sobre o gênero musical rock. Conheça sua origem e sua história. Descubra quais são seus principais estilos, artistas e músicas.
Artes

Rock e Indústria Cultural

As contradições entre o rock e os valores da Indústria Cultural.
Artes