Topo
pesquisar

São Paulo

Geografia do Brasil

São Paulo é o estado mais populoso e com o maior Produto Interno Bruto do Brasil.
PUBLICIDADE

São Paulo (SP) é um estado brasileiro localizado na região Sudeste, fazendo divisa com o Rio de Janeiro, a nordeste; com Minas Gerais, a norte; com o Mato Grosso do Sul, a oeste; e com o Paraná, ao sul. Em sua porção leste e sudeste, é banhado pelo Oceano Atlântico. Possui uma área territorial de 248.222 km², onde vivem aproximadamente 46.670.000 pessoas, totalizando uma densidade demográfica de 166 habitantes por quilômetro quadrado.

O estado de São Paulo e sua capital possuem o mesmo nome. Dessa forma, a naturalidade referente ao primeiro é paulista, enquanto o adjetivo pátrio designado para a cidade é paulistano.

O território do estado abrange três das principais unidades do relevo brasileiro, segundo a classificação elaborada por Jurandyr Ross. Mais a oeste encontram-se os Planaltos e chapadas da bacia do Paraná; a leste, os Planaltos e serras do Atlântico leste-sudeste, e, entre eles, a Depressão periférica da borda leste da bacia do Paraná. Há também, na região próxima ao mar, uma planície litorânea, que é limitada pela Serra do Mar. O ponto mais alto é a Pedra da Mina, com 2.798 metros acima do nível do mar, localizada na Serra da Mantiqueira.

Pedra da Mina, o ponto mais alto de São Paulo ¹
Pedra da Mina, o ponto mais alto de São Paulo ¹

O principal rio do estado de São Paulo é o Tietê, que faz parte da bacia do Paraná, unidade hidrográfica que ocupa quase todo o território paulista. Ele nasce em uma região litorânea e segue rumo ao interior do continente, totalizando 1.136 km de extensão até desaguar no Rio Paraná. Foi seguindo o leito desse rio que boa parte dos primeiros bandeirantes foi conhecendo e ocupando parte do interior do território brasileiro.

O clima de São Paulo é bastante caracterizado pelo fato de o estado ser cortado pelo Trópico de Capricórnio. Com isso, o principal tipo climático é o tropical atlântico, na maior parte do território, e o tropical de altitude, nas regiões serranas. As médias de temperatura anuais costumam oscilar entre 20 e 22ºC, com índices menores na região mais ao sul.

Há vários tipos de vegetação no território paulista. Próximas ao litoral encontram-se algumas zonas preservadas de Mata Atlântica, com a presença de florestas tropicais distribuídas por boa parte do território. Além disso, há algumas vegetações de montanha nas zonas mais altas e a presença de Cerrado nas áreas da região central e também na porção oeste do estado.

São Paulo é o estado economicamente mais rico do país, com uma maior presença de indústrias e uma maior diversidade em atividades produtivas. Seu PIB é composto por uma intensa atividade industrial (46%), pela ampla atuação do setor de comércio e serviços (47%) e por uma atividade agropecuária (7%) altamente tecnológica e com uma relativa relevância comercial.

A capital do estado é uma das maiores cidades do mundo em termos populacionais, sendo a mais urbanizada do Brasil. É a principal cidade global da América do Sul e é o centro da megalópole brasileira, que integra uma região que envolve cidades do Rio de Janeiro, bem como as regiões metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista. Por possuir uma elevada infraestrutura, a cidade de São Paulo é considerada o centro financeiro do Brasil, abrigando sedes de empresas multinacionais e também a principal bolsa de valores brasileira, a Bovespa.

Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, a Bovespa ²
Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, a Bovespa ²

Na América do Sul, a cidade de São Paulo só não é mais rica que Buenos Aires, mas possui um PIB maior do que a maioria dos países dessa região. A sua produção e geração de renda são superiores a todo o estado de Minas Gerais, por exemplo. Isso é fruto da profunda concentração socioespacial e econômica que marcou o desenvolvimento do território brasileiro ao longo da história, fato que só vem lentamente se alterando nos últimos quarenta anos.

A seguir, você poderá conferir alguns textos com um mais amplo aprofundamento sobre as características do estado de São Paulo, com destaque para a sua economia, seus aspectos naturais e sua composição étnica.

_______________________

¹ Créditos da imagem: Hector Carvalho / Wikimedia Commons

² Créditos da imagem: Galeria de Léo Pinheiro / Wikimedia Commons

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação