Topo
pesquisar

Região Norte

Geografia do Brasil

A região Norte é a maior entre as regiões brasileiras, apresenta as menores densidades demográficas e possui a importante função de abrigar a maior parte da Floresta Amazônica.

A região Norte do Brasil é uma das cinco regiões brasileiras segundo a divisão elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sua principal característica é o fato de ser a maior região do país em área territorial, com 3.869.638 km², abrigando também os dois maiores estados do Brasil, respectivamente, Amazonas e Pará. Além desses, a região conta com mais cinco estados: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Apesar de ser a maior região, o Norte brasileiro também possui uma das menores populações absolutas e, consequentemente, as menores densidades demográficas. Observa-se, em muitos casos, a evidência de alguns “vazios demográficos”, em que a quantidade de habitantes por área é muito reduzida ou praticamente nula.

Ao todo, são pouco mais do que 15,5 milhões de pessoas vivendo na região Norte, com o estado do Pará sendo o mais povoado, com quase oito milhões de habitantes. Roraima, por outro lado, é a unidade federativa do Brasil com o menor número de pessoas, com uma população de 488 mil residentes. Todos esses dados citados são referentes às estimativas do IBGE para o ano de 2013.

A região Norte do Brasil é quase que totalmente recoberta pelo domínio da Floresta Amazônica, que também se encontra em alguns outros países que fazem fronteira com a região, além do norte do estado do Mato Grosso. Trata-se da principal área de preservação natural do país, haja vista a importância ambiental dessa floresta para o clima e o ecossistema, o que ajuda a explicar a baixa densidade demográfica local.

Apesar disso, atualmente, encontra-se em expansão a fronteira agrícola brasileira, a faixa de terras em que se utiliza intensamente o solo para práticas agropecuárias, com a remoção da vegetação natural. Vislumbram-se, ainda, muitas grilagens, ocupações irregulares e fortes disputas pela posse da terra, envolvendo posseiros, grileiros e comunidades indígenas que habitam a região desde tempos remotos.

A seguir, você poderá conferir mais detalhes sobre os elementos físicos e humanos do Norte brasileiro, com textos envolvendo informações sobre clima, vegetação, relevo, economia, cultura, entre outros importantes aspectos da região Norte. Confira também as subseções de cada um dos estados nortistas.

Boa leitura!


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

artigos Região Norte
PUBLICIDADE

O extrativismo vegetal na região Norte

Extração de açaí

Rios amazônicos: principais vias de transporte

O principal meio de transporte para a população da região Norte são as embarcações fluviais.
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação