Topo
pesquisar

Minas Gerais

Geografia do Brasil

O estado de Minas Gerais é um dos mais populosos e economicamente mais avançados do Brasil.

Minas Gerais (MG) é um estado brasileiro localizado na região Sudeste do Brasil, fazendo divisa com outras sete unidades federativas: Bahia, ao norte; Goiás, a oeste (com uma pequena divisa também com o Distrito Federal); Mato Grosso do Sul, a sudoeste; São Paulo, ao sul, Rio de Janeiro, a sudeste; e Espírito Santo, a leste.

Mapa de localização do estado de Minas Gerais
Mapa de localização do estado de Minas Gerais

A área de Minas Gerais é de 586.522.111 km², segundo o IBGE, onde habitam 20,5 milhões de pessoas, sendo que quase seis milhões desse total vivem na região metropolitana de Belo Horizonte e aproximadamente dois milhões residem no triângulo mineiro, região localizada nas proximidades da divisa com Goiás e composta pelas cidades de Uberlândia, Uberaba, Araguari e algumas outras. Esse quantitativo populacional torna esse estado o segundo mais populoso do Brasil, atrás somente de São Paulo.

O relevo de Minas Gerais é caracterizado pela predominância de planaltos, mais precisamente o Planalto Atlântico na maior parte do território, nos sentidos leste, sudeste e sul, e o Planalto Central, na porção noroeste do estado. Em virtude desse tipo de estrutura geomorfológica, as altitudes são elevadas, variando entre 1.200 e 1.400 metros em relação ao nível do mar.

Há, com isso, dois tipos climáticos: o tropical e o tropical de altitude, sendo esse último o mais recorrente, com temperaturas médias de 26ºC e duas estações bem definidas: uma quente e chuvosa, entre Outubro e Março, e outra seca e um pouco mais fria, entre Abril e Setembro.

A economia de Minas Gerais é caracterizada, principalmente, pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. Nele, encontra-se uma das três minas de Nióbio existentes em todo o mundo, com uma duração estimada de 400 anos, desde que mantidos os níveis atuais de extração. Assim, o estado é responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país e por mais de 51% da produção brasileira de minério de ferro.

Além disso, há uma forte presença de indústrias, com destaque para o ramo automobilístico e de indústrias de base. Na agropecuária, destaca-se a produção de carne bovina, milho, soja, cana-de-açúcar e, principalmente, leite e café.

O turismo é uma atividade econômica bastante presente em Minas, envolvendo tanto a capital quanto as cidades interioranas, que possuem um grande potencial em virtude de sua importância histórica. Os principais destinos do estado, além de Belo Horizonte, são: Poços de Caldas, Juiz de Fora, Ouro Preto, Uberlândia, São João Del Rei, entre outras cidades.

Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto. Patrimônio da humanidade
Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto. Patrimônio da humanidade


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação