Topo
pesquisar

Espírito Santo

Geografia do Brasil

O Espírito Santo é um dos estados mais antigos do Brasil, cuja primeira vila foi fundada em 1535.
PUBLICIDADE

O Espírito Santo (ES) é um estado brasileiro localizado na região Sudeste do país e faz divisas com os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, sendo banhando pelo Oceano Atlântico. A capital é Vitória e o número de habitantes no Censo Demográfico do IBGE de 2010 foi de 3.514.952 pessoas, que se distribuem em uma área de 46.095 km². A naturalidade designada a quem nasce nesse estado é capixaba.

O primeiro ciclo de ocupação do território capixaba foi realizado por volta do ano de 1535, quando Vasco Coutinho fundou o primeiro povoamento na Prainha de Vila Velha. Como isso ocorreu na data de Pentecoste, o mandatário denominou de “Espírito Santo” aquela região. A cidade de Vila Velha, no entanto, só recebeu esse nome posteriormente, em função da posterior fundação da Vila Nova do Espírito Santo, construída em virtude da vulnerabilidade da primeira vila aos ataques dos indígenas. Posteriormente, a Vila Nova passou a se chamar Vitória, atual capital do estado.

Quanto aos aspectos naturais, o Espírito Santo é marcado pelo contraste entre duas grandes regiões: a litorânea, caracterizada pela predominância de planícies presentes em 40% do território, e a continental, mais ao interior, caracterizada por planaltos e regiões serranas, onde se registra a presença de várias serras e morros, incluindo o Pico da Bandeira, o terceiro maior do país, com 2.890 metros de altura em relação ao nível do mar.

Desfiladeiro no Pico da Bandeira (ES)
Desfiladeiro no Pico da Bandeira (ES)¹

Quanto às condições climáticas, o estado é caracterizado pelo clima tropical úmido, com temperaturas médias de 25ºC e precipitações anuais na faixa de 1.400mm. A amplitude térmica é baixa e observa-se a presença de duas estações bem definidas: uma seca e uma úmida ou chuvosa, com a segunda com uma duração maior ao longo do ano.

O Produto Interno Bruto do Espírito Santo é de 82 bilhões de dólares (2013), posicionando-se como o 11º maior do país, logo atrás de Pernambuco. Possui uma pequena participação na agricultura, uma mediana presença de indústria, tornando o setor de serviços como o mais participativo em termos econômicos. Destaca-se também a produção de petróleo, extraído em zonas litorâneas que fazem parte desse estado, incluindo algumas bacias do Pré-Sal.

________________________

¹ Créditos da Imagem: Gotardo Faria / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação