Topo
pesquisar

Alagoas

Geografia do Brasil

O estado de Alagoas caracteriza-se pelas baixas altitudes, pelos dois tipos de clima e pela diversificação econômica.
PUBLICIDADE

O Alagoas (AL) é um estado brasileiro localizado na região Nordeste do país, fazendo divisa com Pernambuco, ao norte; com o Sergipe, ao sul; e com a Bahia, a oeste; sendo banhado a leste pelo Oceano Atlântico. É uma das menores unidades federativas do país, com uma área de 27.778 km², onde habitam 3.300.000 pessoas, perfazendo uma densidade demográfica de 112,3 habitantes por quilômetro quadrado.

Mapa de localização do estado de Alagoas ¹
Mapa de localização do estado de Alagoas ¹

O relevo do estado de Alagoas caracteriza-se por se encontrar na região da Depressão Sertaneja e do São Francisco, no Planalto de Borborema e nas Planícies e Tabuleiros litorâneos, unidades de relevo definidas por Jurandyr Ross quando na organização do espaço geomorfológico do Brasil. Portanto, o espaço alagoano é marcado pela presença de planícies, planaltos e depressões, apresentando altitudes que, em média, não ultrapassam os 300 metros, salvo alguns locais de maior elevação, com destaque para a Serra da Santa Cruz, cujo ponto mais alto se encontra a 844 metros acima do nível do mar.

Nas regiões marcadas pela predominância das depressões, manifesta-se o clima semiárido, característico do Agreste nordestino. Nas outras partes do território, a presença é do clima tropical úmido, com um regime maior de chuvas nos pontos mais próximos ao litoral.

Ao todo, compõe o estado do Alagoas um total de 102 municípios, dos quais os mais populosos são Maceió (a capital), Arapiraca, Palmeiras dos Índios e Rio Largo.

Economicamente, a principal atividade é o turismo, marcante tanto pelas belas praias do estado quanto pelos monumentos e cidades históricas, tornando esse setor o predominante em 40 municípios alagoanos. A indústria, cuja instauração e modernização intensificou-se a partir da década de 1960, também é bastante atuante, sobretudo na extração e refino de petróleo. A agricultura destaca-se no cultivo de cana-de-açúcar, além de outras culturas, tais como o arroz, o feijão, o milho e a mandioca.

Praia do Gunga, importante ponto turístico de Maceió (AL)
Praia do Gunga, importante ponto turístico de Maceió (AL)

Confira, a seguir, os nossos textos e aprofunde seus conhecimentos sobre os principais aspectos do estado do Alagoas.

_________________________

¹ Créditos da imagem: Rafael Lorenzeto / Wikimedia Commons


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação