Argumentos contra os transgênicos

Biologia

Transgênicos, ou organismos geneticamente modificados (em inglês, GMO), são produzidos em laboratório a partir da introdução de genes de outras espécies, com a finalidade de atribuir a eles características que não poderiam ser incorporadas de forma natural, ou por seleção artificial. Um exemplo é uma nova variedade de algodão, desenvolvida a partir de um gene da bactéria Bacillus thuringensis, que produz uma proteína extremamente tóxica a certos insetos e vermes. Outros, mais ousados, incluem feijão de corda resistente à seca, soja com anticorpos contra o câncer, alface e tomate com proteína antidiarreica e animais transgênicos com leite enriquecido.

A utilização destes organismos, e de produtos que os contém, é um tema de bastante destaque e controvérsias. Os defensores - como as empresas Monsanto, Dupont, Syngenta, Groupe Limagrain, Land OLakes, KWS AG, Bayer Crop, Takii, Sakata e DLF-Trifolium - afirmam que estes alimentos são mais produtivos e resistentes, reduzem o uso de pesticidas e podem acabar com o problema da fome no mundo. Assim, segundo eles, os GMO se utilizam de menos recursos naturais, e melhoram a vida dos agricultores.

Já a vertente contrária frisa primeiramente as questões éticas, questionando até onde vai o direito humano de alterar a natureza; e aponta que, desde Malthus, sabe-se que o problema da fome não é em razão da falta de alimentos, mas sim à má distribuição destes – o que contraria o argumento dado por aqueles que defendem os GMO.

Além disso, algumas evidências já foram identificadas, como o fato de que o material genético transgênico suplanta o perímetro de 20 metros (definidos como "seguros" pela CTNBio) entre as culturas, contaminando lavouras convencionais, como no Paraná, pelo milho MON 810; intoxicação de espécies animais e vegetais por componentes de transgênicos, como anfíbios, pelo glifosato; a resistência dos GMO (e das pragas agrícolas, como a lagarta-do-cartucho) aos pesticidas, fazendo com que a utilização destes produtos, após alguns anos, supere de forma assustadora os valores utilizados em culturas convencionais (segundo o Ibama, 85% a mais), causando impactos ambientais ainda maiores; a ocorrência de alergias, intolerâncias alimentares e outros problemas fisiológicos (o jornal britânico The Independent divulgou que a Monsanto havia realizado uma pesquisa que apontava que ratos alimentados com uma dieta rica em milho geneticamente modificado desenvolveram rins menores e alterações em seu sangue); eliminação ou afastamento de polinizadores; e a possível monopolização da agricultura nas mãos de grandes empresas, prejudicando a agricultura familiar (esta que responde pela maior parte dos produtos alimentares consumidos no Brasil). Quanto a este último fator, é interessante pontuar o caso das plantas transgênicas estéreis, classificadas como sendo do tipo “terminator”: por não se reproduzirem, fazem com que o agricultor tenha a constante necessidade de comprar novas sementes, além do agrotóxico específico desta cultura, chamado Round-up, produzido pela mesma empresa.

Existe também a possibilidade destes alimentos diminuírem ou anularem o efeito de antibióticos no organismo (lembrando que em muitos deles são utilizados genes bacterianos); e a de se perder o controle sobre os indivíduos originais e os transgênicos, podendo causar impactos inestimáveis em toda a biodiversidade, como adição de novos genótipos, eliminação de espécies, exposição de indivíduos a novas doenças, redução da diversidade genética e interrupção da reciclagem de nutrientes e energia. Vale ressaltar a pesquisa feita por pesquisadores do Instituto Central de Animais Experimentais do Japão, publicado na revista científica Nature, que demonstrou que macacos transgênicos podem passar o gene implantado para os filhotes - significando que são reais tais possibilidades citadas.

Assim, percebe-se que, pelo menos até que mais estudos sejam feitos, até que melhorias na fiscalização sejam adotadas, e até que argumentos e resultados consistentes relativos à segurança deste tipo de produto sejam fornecidos, deveria ser considerado o princípio da precaução. A falta de créditos a esta prática foi que permitiu com que o mal da vaca louca pudesse também causar contaminações humanas, e que inúmeros bebês nascessem com deformidades pelo uso da talidomida por suas mães, durante a gestação.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Saiba mais!
Argumentos favoráveis aos transgênicos

Genética - Biologia - Brasil Escola

• Ana Paulaquinta-feira | 19/03/2015 20:38Hs
    Foi muito bom para mim...particularmente um texto bastante esclarecedor, pois, tenho que "trabalhar" o tema/o assunto com os 2º anos do ensino médio tema de redação...muito bom!!!
  • Robertosábado | 06/12/2014 19:34Hs
    Acho que os PRODUTOS transgênicos, deveriam ser oferecidos nos mercados como produtos e não como alimentos, e em estabelecimentos específicos para este fim. Supermercados não poderiam comercializar o produtos ,já que não são alimentos naturais e a população em geral não sabe diferenciar PRODUTOS DE ALIMENTOS, NÉ...
  • MARIA APARECIDA DE BRITOdomingo | 16/11/2014 09:52Hs
    Estou preocupada, pois TUDO o que se acha para comer, quer in natura quer industrializado, não se pode confiar... E aí? Há saída? Sou contra qualquer forma de transmutações para consumo humano. Não sabemos, a longo prazo qual será o resultado, apesar que já vemos pessoas alérgicas como NUNCA antes, quase todas as pessoas com quem converso têm alguma espécie de ALERGIA... Estou deveras preocupada! Gosto muito e sou adepta de ALIMENTOS NATURAIS e não tenho espaço de terra suficiente para EU ser "AUTOSSUFICIENTE" aqui na cidade. Sei que é possível se ter plantações saudáveis. Sei também que se O quisermos temos de cultivá-los. No mercado comum raramente se tem SEGURANÇA de determinado produto que nem sempre é fiel ao rótulo. Não sei como fazer... Obrigada Estou no face: cida brito
  • Fabio Sampaio Marinhoquinta-feira | 03/04/2014 13:18Hs
    esse texto foi ótimo pra minha pesquisa valew pessoal.
AULAS AO VIVO DO ENEM