Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Malária e toxoplasmose

Plasmodium falciparum em amostra de sangue
Plasmodium falciparum em amostra de sangue
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Malária (febre intermitente, impaludismo, maleita, sezão): causada por protozoários do Gênero Plasmodium, é transmitida pela picada de fêmeas de mosquitos do Gênero Anopheles, por transfusão de sangue de indivíduo contaminado e também de mãe grávida para o feto. O indivíduo infectado apresenta um quadro febril, com intervalos regulares, de acordo com o agente responsável pela doença. Quando é o Plasmodium falciparum ou o P. vivax, o intervalo é de 48 horas. Já no caso do P. malarie, 72 horas. Este sintoma é o resultado do rompimento de hemácias e liberação de resíduos tóxicos por estes parasitas. Além de febre, o Plasmodium falciparum pode provocar o comprometimento de regiões do sistema respiratório e nervoso.

Toxoplasmose: a infecção se dá pela ingestão de carne contaminada pelos cistos do Toxoplasma gondii ou ao entrar em contato com fezes de gatos hospedeiros deste protozoário. O indivíduo pode ter febre, dores musculares e articulares, comprometimento da visão, dor de cabeça e garganta, manchas pequenas e vermelhas pelo corpo e aumento dos linfonodos como sintomas; assim como se apresentar assintomático. Em casos mais graves, podem ocorrer lesões em órgãos, como os olhos e cérebro. Mulheres gestantes podem transmitir a doença aos seus bebês.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Malária e toxoplasmose"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/malaria-toxoplasmose.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

A malária é uma doença grave causada por protozoários e transmitida pela picada de um mosquito do gênero Anopheles. Essa doença apresenta como principal sintoma a febre intermitente que ocorre no momento do rompimento das hemácias.

Marque abaixo a alternativa que indica corretamente o gênero do protozoário responsável por causar essa doença parasitária.

a) Plasmodium.

b) Trypanosoma.

c) Entamoeba.

d) Giardia.

e) Balantidium.

Exercício 2

A malária é um grave problema que acomete várias áreas tropicais do mundo, incluindo o Brasil. A respeito dessa doença causada por protozoários do gênero Plasmodium, marque a alternativa incorreta.

a) Essa doença é transmitida pela picada do mosquito macho Anopheles.

b) Essa doença pode provocar febre alta, calafrios, dores no corpo, vômito e fraqueza.

c) Os protozoários, após infectarem uma pessoa, provocam o rompimento de suas hemácias.

d) A gravidade está diretamente relacionada com a espécie de protozoário que provocou a doença.

e) O Plasmodium vivax é responsável pela forma mais branda da doença.