Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Impetigo, leptospirose, meningite e tétano

Criança acometida pelo impetigo
Criança acometida pelo impetigo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Impetigo: é causada pela Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes. A infecção causada pela Streptococcus causa pequenas lesões com pus, formando, mais tarde, crostas. Já quando as Staphylococcus são as responsáveis, surgem bolhas de paredes finas que, ao se romperem, deixam a pele inflamada e úmida. Estas bactérias penetram na pele por meio de feridas ou fissuras preexistentes, pelo contato direto com as lesões de pessoas acometidas, objetos ou utensílios contaminados por essas.

Leptospirose: a Leptospira interrogans é responsável por esta doença, sendo liberada na urina de animais, como ratos e cães. O contato com a água, solo, alimentos e objetos contaminados pelas bactérias propicia o contágio humano, com sintomas que incluem febre e dor de cabeça, músculos e articulações. Podem surgir lesões na pele e também acometer pulmões, rins e fígado, com riscos de levar o indivíduo a óbito, caso não seja tratado a tempo. Existem vacinas somente para uso em animais, como cães, bovinos e suínos, sendo recomendada sua aplicação anual. Pessoas doentes não transmitem a doença a outras pessoas.

Meningite: nesta doença, cujas bactérias responsáveis são Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae ou Streptococcus pneumoniae; o indivíduo acometido geralmente sente dor de cabeça intensa, febre e rigidez da nuca, devido ao comprometimento das meninges. Episódios de vômito também são comuns. É transmitida pela inalação de gotículas de secreções respiratórias de pessoas doentes. É imprescindível o auxílio médico, já que pode evoluir a óbito. Existe vacina preventiva.

Tétano: lesões profundas da pele, ao entrarem em contato com esporos da Clostridium tetani, provocam contrações musculares capazes de provocar morte por asfixia devido à ação de sua toxina - caso não seja feito, em tempo hábil, o tratamento para a doença. A utilização da vacina e do soro são medidas importantes para evitar os problemas provocados por este micro-organismo.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.
 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

 


Veja mais!
Impetigo

Leptospirose
Meningite
Tétano

Reino Monera - Reinos do Mundo Vivo - Biologia - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Mariana Araguaia Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ARAGUAIA, Mariana. "Impetigo, leptospirose, meningite e tétano"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/impetigo-leptospirose-meningite-tetano.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

O impetigo é uma doença bacteriana que pode ser causada pela bactéria Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes. A respeito dessa doença, marque a alternativa incorreta:

a) O impetigo pode ser classificado em bolhoso e não bolhoso.

b) Como medida preventiva, podemos citar a higiene pessoal.

c) O impetigo gera na pele do paciente crostas amareladas características.

d) Na pele do paciente com impetigo bolhoso surgem vesículas e bolhas.

e) Não se deve realizar a retirada e limpeza das crostas.

Exercício 2

Quando nos ferimos com objetos enferrujados ou somos mordidos por animais, por exemplo, devemos tomar uma vacina que evita o desenvolvimento de uma doença grave. Essa doença bacteriana causa contrações musculares e, quando não tratada adequadamente, pode levar à morte por parada respiratória e cardíaca.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa enfermidade:

a) Botulismo.

b) Meningite.

c) Tétano.

d) Impetigo.

e) Erisipela.