Topo
pesquisar

Fisiologia

Biologia

A fisiologia (do grego physis = natureza e logos = estudo) é o campo da biologia dedicado à interação das diversas aplicações e funções físicas e químicas, considerando o tempo geológico como fator preponderante no surgimento e ocorrências biológicas (conformação de uma característica adaptada / selecionada), para compreensão dos seres vivos, ou seja, o funcionamento dos organismos.


Trata-se de um suporte físicoquímico mais simplista, empregado para nível didático no esclarescimento dos aspectos vitais que norteiam o metabolismo dos animais (Reino Animália) e vegetais (Reino Metáphita), com extensão aos demais seres (Reinos: Monera, Fungi, Protista e também aos vírus).

De forma geral, a fisiologia aborda assuntos relacionados à nutriçao, circulação, respiração, excreção, ao sistemas de integração aos movimentos corporais, suporte e movimentos corporais, controle imunitário e reprodução, ao logo da história evolutiva.

Atualmente, importantes pesquisas envolvendo a fisiologia ganham considerável destaque, principalmente nos setores realacionados à biomecânica, bioquímica e farmacologia.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
artigos Fisiologia
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação