Botânica

Biologia

Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.

A história dessa área das ciências naturais nos remete a um passado bem longínquo: sabe-se, por exemplo, que no ano 370 antes de Cristo, um filósofo grego chamado Teofrastus, discípulo de Aristóteles - este que havia classificado as plantas em “com flores” e “sem flores” - escreveu dois tratados: "Sobre a História das Plantas" (Historia Plantarum) e "Sobre as Causas das Plantas".

O alemão Otto Brunfels, no século 16, publicou uma obra denominada Herbarium, com informações precisas sobre algumas espécies de plantas e, dois séculos depois, o botânico sueco Lineu propôs a nomenclatura binomial para identificação, também, deste reino vivo. Seu sistema de classificação era baseado na posição e número de estames na flor. Ambos são considerados como os pais da botânica científica.

Eicher, mais tarde, propôs a subpisão do Reino Plantae em criptógamas e fanerógamas: plantas sem e com flores, respectivamente. Outro cientista, Engler, propôs a classificação entre talófitas e cormófitas, sendo essas últimas as que possuem raiz, caule e folhas. Atualmente, com o advento da filogenia e avanço da Biologia Molecular, outras formas de classificação vêm sendo propostas.

Em nosso país, o estudo dos vegetais foi impulsionado pela chegada da corte portuguesa, tendo como consequência a criação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em 1808, por D. João VI.

Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

• Irene Heloisa Oliveiradomingo | 01/02/2015 17:24Hs
    muito bom mesmo
  • anasegunda-feira | 08/12/2014 20:12Hs
    Gostei achei,um otimo texto eu e meu primo estamos pensando em estudar biologia
  • Eduarda U3Uquinta-feira | 28/08/2014 11:43Hs
    oi, eu gostei muito desse site, sempre que eu tiver alguma duvida sobre plantas, vou vir nesse site! Eu adoro ciências, é minha matéria preferida! bjs U3U?U3U?U3U
  • lourdes rochaquarta-feira | 02/07/2014 05:28Hs
    achei bom, pois ainda estou começando o meu curso cien. bio,preciso ainda me aprofundar mais nas pesquisas
 Exemplos de pteridófitas
Biologia Pteridófitas
As variadas formas das diatomáceas
Biologia Algas
Conceptáculos e propágulos: estruturas especializadas para a reprodução assexuada de certas briófitas
Biologia Briófitas
Gimnospermas: pinheiro-do-paraná
Biologia Gimnospermas
Maracujazeiro: uma angiosperma.
Biologia Angiospermas
Ervilha (Pisum sativum): fruto seco deiscente
Biologia Fruto
Conteúdos exclusivos de ciências para crianças.
NOÇÕES DA REFORMA ORTOGRÁFICA

Conteúdos exclusivos sobre redação
CURSO DE REDAÇÃO

CURSO DE HISTÓRIA

Conteúdos exclusivos sobre o ENEM.