Topo
pesquisar

Bioquímica

Biologia

A Bioquímica é a parte da Biologia que se preocupa com os processos químicos que ocorrem nos organismos vivos.

A Bioquímica é a parte da Biologia responsável pelo estudo das estruturas, da organização e das transformações moleculares que ocorrem na célula. Essas transformações configuram o que chamamos de metabolismo, que nada mais é do que as reações extremamente coordenadas que são fundamentais para garantir a sobrevivência, o crescimento e reprodução dos organismos vivos.

O metabolismo geralmente é classificado em anabolismo ou catabolismo. No primeiro caso, as reações químicas estão voltadas para a síntese de estruturas moleculares complexas a partir de moléculas simples. Já no caso do catabolismo, as moléculas complexas são degradadas em estruturas mais simples.

No nível bioquímico, apesar da grande diversidade de formas de vida, muitas estruturas e processos são compartilhados por seres vivos bastante diferentes, o que facilita o entendimento da vida como um todo. Todas as espécies, por exemplo, são formadas por elementos básicos, como o carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo, enxofre e moléculas complexas que realizam processos químicos para que a energia necessária à sobrevivência seja produzida.

De uma maneira geral, podemos afirmar que todos os organismos realizam quatro processos bioquímicos básicos para que ocorra a manutenção da vida:

Síntese de biomoléculas, tais como carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos;

Transporte de substância por meio das membranas;

Produção de energia;

Eliminação de metabólitos de excreção e substâncias tóxicas.

Dentre as principais descobertas da Bioquímica que merecem destaque, podemos citar a compreensão da estrutura do DNA (ácido desoxirribonucleico), o entendimento da importância do gene para a síntese de proteína, a determinação da estrutura das proteínas e a compreensão das vias metabólicas.

O entendimento desses processos foi, sem dúvida, fundamental para o desenvolvimento de várias áreas, tais como a biotecnologia, a medicina e a agricultura. No campo da medicina, por exemplo, podemos destacar a importância dessa ciência no avanço da genética e no entendimento das doenças metabólicas, como diabetes, e até mesmo dos problemas degenerativos.

Sendo assim, podemos afirmar que a Bioquímica nada mais é do que o estudo da química envolvida em todos os seres vivos, sendo, portanto, fundamental para o entendimento dos processos que permitem a manutenção da vida, além das aplicações na saúde. Vale destacar que, apesar do grande desenvolvimento da área, muito ainda deve ser estudado, sendo essencial o investimento constante nesse campo de estudos.

Nesta seção você pode aprofundar-se na química da vida! Bons estudos!!!


Por Ma. Vanessa dos Santos

artigos Bioquímica

Os principais tipos proteicos

As diferentes classes de proteínas e seus tipos funcionais.
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação