Topo
pesquisar

Métodos Contraceptivos

Biologia

Há vários tipos de métodos contraceptivos, mas a escolha de qualquer um deles deve ser feita com o auxílio de um médico.

Os métodos contraceptivos são utilizados por pessoas que têm vida sexual ativa e querem evitar uma gravidez. Além disso, a camisinha, por exemplo, protege de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Há vários tipos de métodos contraceptivos disponíveis no mercado, como a camisinha masculina, camisinha feminina, o DIU (dispositivo intrauterino), contracepção hormonal injetável, contracepção hormonal oral (pílula anticoncepcional), implantes, espermicida, abstinência periódica, contracepção cirúrgica, contracepção de emergência, entre outros.

Dentre tantos métodos disponíveis, torna-se necessário o auxílio de um médico para definir a escolha de qual método utilizar, pois ele levará em consideração a idade da pessoa, a frequência com que mantém as relações sexuais, necessidades reprodutivas, saúde, etc.

É muito importante ter consciência de que qualquer método escolhido só funcionará se for utilizado da maneira correta.

Dentre os métodos contraceptivos há os que são reversíveis e os que sãoirreversíveis. Os métodos reversíveis, também chamados de temporários,são aqueles que ao deixarem de ser utilizados, permitirão uma gravidez. Osmétodos irreversíveis, também conhecidos como definitivos,são aqueles que exigem uma intervenção cirúrgica, como vasectomia, para os homens; e laqueadura tubária, para as mulheres.

Os métodos contraceptivos são classificados em cinco grupos:

  • Métodos comportamentais

- Tabelinha;

- Temperatura basal;

- Muco cervical (método Billings);

- Coito interrompido.

  • Métodos de barreira

- Camisinha;

- Diafragma;

- Esponjas;

- Espermicidas;

  • Dispositivo intrauterino (DIU)
  • Contracepção hormonal

- Contraceptivos orais;

- Contraceptivos injetáveis;

- Implantes;

- Anel vaginal;

- Adesivos cutâneos;

- Contracepção de emergência (pílula do dia seguinte);

  • Contracepção cirúrgica.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

artigos Métodos Contraceptivos
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação