Topo
pesquisar

Acompanhamento mês a mês

Biologia

A gravidez humana ocorre em consequência da fecundação do ovócito secundário (gameta feminino) com o espermatozoide (gameta masculino); geralmente entre 24 e 36 horas após o ovócito ter sido lançado pelo ovário.

Esse é um período que apresenta diversos eventos essenciais, e bastante específicos, formando pouco a pouco um novo ser vivo, com características próprias de sua espécie, e semelhanças significativas com seus pais. Para tal, ocorrem sucessivas mitoses, além de processos relacionados à diferenciação celular.

A gestação humana costuma durar nove meses, sendo seu início geralmente contado a partir do primeiro dia do último período menstrual; caso não seja de conhecimento da gestante a data exata da concepção. Para facilitar as contas, considerando que existem meses de 31, 30 ou mesmo 28 dias, é comum também adotar o cálculo semanal, ao invés do mensal. Assim, pode-se dizer, de forma mais pontual, que a gravidez dura em média 280 dias, ou 40 semanas.

Conhecer cada uma dessas etapas é interessante, pois permite com que se saiba quais são seus sintomas típicos e também ajuda a identificar em qual estágio de desenvolvimento está o bebê. É válido lembrar que mais importante que isso, é fazer o acompanhamento pré-natal. Quanto mais cedo, melhor, ou seja: a partir da desconfiança de gravidez, a mulher já pode procurar esse atendimento; e o intervalo entre duas consultas não deve ultrapassar 8 semanas.

O pré-natal permite com que as futuras mães recebam as devidas orientações relativas aos cuidados que devem ter com a gravidez, desde alimentação até mesmo à prevenção ou tratamento precoce de doenças, principalmente em razão de uma gama de exames que são requeridos. Além disso, o pré-natal as orienta quanto ao parto e aos cuidados que devem ser adotados após o nascimento da criança. Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante atendimento gratuito a todas as gestantes.

Nessa seção, você encontrará os principais eventos e cuidados relacionados ao processo gestacional humano. Vale lembrar que aqui são considerados meses lunares, ou seja: de 28 dias, 4 semanas e, por isso, há também o 10º mês.

Boa leitura e gestação!
 

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental

PUBLICIDADE
artigos Acompanhamento mês a mês
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação