A metodologia científica

Biologia

Teoria científica é o conjunto de conhecimentos que procura explicar, com alto grau de exatidão, fenômenos abrangentes da natureza, ou seja, é diferente do significado da palavra "teoria" utilizada no dia a dia, no senso comum, quando dizemos que algo “é apenas uma teoria”, no sentido de que é uma mera especulação. Um exemplo de teoria científica é a Teoria da Evolução, que explica como espécies se transformam ao longo do tempo.

O método científico engloba a observação de um fato; elaboração de uma “pergunta” acerca desse fato, com base em uma teoria que precisa ser explicada; e formulação de uma hipótese, consistindo em possíveis respostas testáveis para esta pergunta.

Muitas vezes o cientista testa sua hipótese por meio de situações experimentais como forma de confirmar ou refutar suas deduções. Quando é refutada, esse deverá modificar a hipótese ou substituí-la por outra.

Geralmente, quando são necessárias experimentações, utiliza-se um “grupo-controle”, que será o objeto de comparação. Por exemplo, para verificar se a água de determinado ribeirão está poluída pode-se utilizar métodos de ecotoxicologia, que constitui em depositar concentrações crescentes desta água em diferentes aquários contendo dois peixes de mesma espécie e idade (grupo experimental) e, como grupo controle, dois peixes em um aquário contendo água de torneira. Após o tempo necessário, compara-se a situação dos animais das diferentes concentrações com o grupo experimental, permitindo que os resultados e hipóteses sejam validados ou não.

A publicação em revistas científicas especializadas seria a última etapa do processo. Esta é uma forma de divulgar o trabalho e permitir que outros cientistas repitam a experiência e confiram os resultados ou se baseiem para outras pesquisas.

Hipóteses confirmadas por diversas experiências e experimentos poderão ser consideradas leis e um conjunto de leis e hipóteses poderão formar uma teoria. Todas as duas, apesar da credibilidade no meio científico, podem ser corrigidas e aperfeiçoadas à medida que novas descobertas são lançadas. O fato, muitas vezes confundido também com o que vem a ser teoria, reformula e rejeita esta, na medida em que teorias são passíveis de modificação: ele redefine e esclarece-as, melhorando os conceitos propostos por elas.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Brasil Escola

• Greiciele Cristinaterça-feira | 24/03/2015 11:27Hs
    E um bom texto sanei minhas duvidas e me ajudou a fazer o meu trabalho ...
  • Edmara Barbosaquarta-feira | 05/11/2014 12:56Hs
    adorei o texto
  • maria vieira da luz gomesquinta-feira | 24/04/2014 09:41Hs
    gostei muito bom ,bem explicado...
  • Portgas Fliperquinta-feira | 23/01/2014 17:34Hs
    É um texto bem breve e compreensivo, que bem em pauta há ausência de algumas informações mais relevantes...
Conteúdos exclusivos de literatura.
CURSO DE LITERATURA

Conteúdos exclusivos de física.
CURSO DE FÍSICA

Conteúdos exclusivos de matemática.
CURSO DE MATEMÁTICA

Conteúdos exclusivos de redação.
CURSO DE TÉCNICAS DE REDAÇÃO