Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

Político brasileiro Geraldo Alckmin
Político brasileiro Geraldo Alckmin
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Nome: Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho

Data de nascimento: 7 de novembro de 1952

Local: Pindamonhangaba (SP)

Partido: PSDB

Tempo de partido: desde a fundação, em 1988

Partidos anteriores: MDB e PMDB

Formação profissional: médico

Biografia: Paulista de Pindamonhangaba, médico de 51 anos, casado, pai de três filhos. Será avô pela primeira vez neste ano

Trajetória: Antes de governar São Paulo, foi vereador, prefeito, deputado estadual e deputado federal

Curiosidade: Devoto, mantém uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no gabinete e em todos os cômodos do Palácio dos Bandeirantes

“GERALDO ALCKMIN, O MENINO, O HOMEM, O POLÍTICO”

O governador Geraldo Alckmin adora entrar numa padaria para tomar cafezinho e bater papo, é bom contador de histórias, sujeito espirituoso, e tem como animal de estimação um pit bull branco, que um de seus filhos levou para morar no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo. Bem diferente do 'picolé de chuchu', apelido que tentaram grudar em sua imagem na campanha de 2002. Um dos governadores mais bem avaliados do país, Alckmin é um administrador metódico e político calculista. Durante os 17 meses de governo petista, maneirou nas críticas, foi cordial e ajudou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - até porque os Estados dependem financeiramente do governo federal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

PREFEITO E ANESTESISTA

O político de 53 anos que hoje quer ser presidente filiou-se ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro) em 1972, aos 19 anos, e se elegeu o vereador mais votado de Pindamonhangaba, cidade onde nasceu em 7 de novembro de 1952. Contribuíram para a popularidade as circunstâncias de Geraldo cursar a Faculdade de Medicina de Taubaté, integrar o diretório acadêmico e dar aulas de biologia e química orgânica em curso pré-vestibular, que também preparava para exames supletivos. Fez 1.447 votos.

Já na eleição seguinte, em 1976, tornou-se prefeito com 24 anos. A vitória nas urnas deu-se por uma diferença de apenas 67 votos. Durante o mandato, concluiu o curso de Medicina e especializou-se em anestesiologia, em plantões de finais de semana, no Hospital do Servidor Público do Estado, na capital. Depois, trabalhou como anestesista na Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba.

O segundo mandato legislativo, de deputado estadual, foi conquistado com a cifra expressiva de 96.232 votos, em 1982. As primeiras eleições para as Assembléias, Câmara dos Deputados e Senado após a ditadura militar fizeram de Alckmin deputado federal, em 1986, pelo PMDB. Ele não completaria o mandato pelo mesmo partido. Em 1988, um ano antes da eleição de Fernando Collor e da estréia de Lula como candidato à Presidência, Alckmin fundou o PSDB (a sua ficha de filiação é a sétima) na companhia dos também dissidentes peemedebistas Mário Covas, Fernando Henrique Cardoso e José Serra. O ano de 1990 assinalou sua primeira eleição pelo PSDB, novamente como deputado federal.

A longa parceria com Mário Covas e os reputados quase 12 anos de experiência no governo de São Paulo se iniciaram na campanha de 1994, bastante pródiga para os tucanos. Fernando Henrique chegou ao Palácio do Planalto e Covas ao Palácio dos Bandeirantes, com Alckmin de vice-governador, depois de ter sido presidente do PSDB de São Paulo por dois mandatos. A dupla (aliás, o trio tucano, incluindo FHC) se reelegeu em 1998 no comando dos maiores orçamentos do país. Na campanha de 2000, Alckmin, político que desde 1972 não perdia uma eleição, enfrentou seu primeiro revés nas urnas, sendo derrotado na disputa pela prefeitura paulistana.

Doente, Covas morreu em 6 de março de 2001. Alckmin assumiu o governo de São Paulo e por meses fez a ressalva de que o estilo de administração pública continuava sendo o do antigo mestre, de quem absorveu o slogan "choque de gestão", uma atualização de "choque de capitalismo", de Covas. O começo da carreira solo se realiza na reeleição para governador em 2002, a bordo de mais de 12 milhões de votos. As pretensões de Alckmin de concorrer ao Palácio do Planalto também começam a se materializar nesta época.

Escritor do artigo
Escrito por: Keilla Renata Costa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

COSTA, Keilla Renata. "Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/geraldo-jose-rodrigues-alckmin-filho.htm. Acesso em 20 de abril de 2024.

De estudante para estudante